O Início
O esporte sempre esteve ligado à nossa vida, porém, com o passar dos anos, o início da vida adulta, faculdade, curtição e muitas mudanças no currículo, as atividades físicas começaram a fazer parte de um passado cada vez mais distante.
Natação, softball e o tênis, nos deram uma ótima base muscular, mas tudo isso se esvaia e não passávamos de Ex-atletas. Em agosto de 2006 decidimos levantar a "buzanfa" da cadeira e movimentar o esqueleto. Confesso que a preguiça desanimou. Só de pensar em sair da rotina era terrível. Chegar acabados do trabalho e ainda fazer alguma coisa, era o fim.
Pelo individualismo, facilidade e aversão à academia e pelo fato do meu cunhado, irmão do meu marido, correr há algum tempo, optamos pela corrida.
Nossa pista era o canteiro central da Av. Sumaré, em São Paulo.
Treino
4 a 5 dias na semana, 6 a 8 km por dia, Corrida noturna, Velocidade de 8 km/h, Ás 6h (A Cheiru´s) e às 20h (O Cheiru´s)
Resultados
Muitos quilos a menos, maior disposição, menos enxaqueca, melhor humor, alimentação saudável...
Obstáculos
O canteiro central da Av. Sumaré está em condições precárias. Remendo para todo lado, buracos e congestionamento de pessoas. Fora os cocôs feitos pelos cachorros que ali circulam e deixados pelos seus donos sem educação. Fora isso, tb há os escapamentos dos milhares de carros que passam por ali e que sufoca a garganta.
Solução
O certo seria buscar um local apropriado para a prática da corrida, como o Parque Vila Lobos, por exemplo, porém, é inviável devido a distância. Nossa solução foi passar para a esteira da academia do condomínio. Eu sei, eu sei...esteira não é coisa de corredor, mas entre melhorar o condicionamento, diminuir as chances de lesão e continuar correndo na Sumaré. Optamos pela boa e velha (nova) esteira.
Dicas
- Não tente correr uma maratona na primeira semana de treino, na verdade nem pense em maratona pelo menos nos primeiros 6 meses;
- Pesquise sobre a prática de corrida, sobre alimentação e adeque tudo isso ao seu estilo de vida e treino;
- Participe de uma corrida, isso ajuda a dar ânimo (apesar de nunca termos participado);
- Lembre-se sempre de como era antes de começar a ser exercitar, tb estimula à continuar;
- Quebre limites. Hoje você correu 5 km a 8 km/h, amanhã corra 5 km a 9 km/h;
- Alongue-se muito bem, antes e depois da corrida;
- Alterne os treinos com musculação, fortalece toda a sua estrutura.